Clínica de Estética em Praia Grande

Logo Beauty for You - Clínica de Estética Avançada

Você sabe a diferença entre o botox e a toxina botulínica

Você também já se fez essa pergunta? “Mas qual a diferença entre BOTOX e TOXINA BOTULÍNICA?”

A toxina botulínica é uma substância popularmente conhecida como “botox”, produzida por uma bactéria com propriedades que ajudam a inibir a contração dos músculos, ou seja, ela paralisa os movimentos no local onde é aplicada. Ela pode ser aplicada a partir dos 25 ou 30 anos, idade em que as primeiras rugas começam a surgir.

Um dos procedimentos mais conhecidos da Harmonização Facial é a aplicação de Botox / Toxina Botulínica.

Sua principal utilização é para fins estéticos, paralisando os músculos da mímica e diminuindo as rugas de expressão. Para ajudar a “retardar” o surgimento das rugas e suavizar as que já surgiram, a toxina botulínica age “relaxando” os músculos da face, impedindo a contração muscular através de um bloqueio temporário da movimentação.

Ela é indicada para as rugas que surgem devido a movimentação dos músculos, também conhecidas como rugas dinâmicas. Ou seja, rugas na região da testa e ao redor dos olhos são as ideais para serem tratadas com a toxina. A aplicação do produto será capaz de diminuir as linhas de expressão da testa, região dos olhos, mas também tem seu uso avançado no tratamento das linhas e flacidez do pescoço e do colo, além de levantar o sorriso, o olhar e a ponta do nariz, em alguns casos específicos. 

Botox e Toxina Botulínica são a mesma coisa?

Botox é apenas uma das marcas da toxina botulínica. A marca pioneira, e mais famosa no mundo. 

Ela é o nome mais popular da toxina botulínica, princípio ativo do medicamento de origem biológica que atenua rugas e linhas de expressão. Lançado em 1980, nos Estados Unidos, para uso médico. 

Ou seja, quando falamos Botox, estamos falando apenas do nome comercial da toxina botulínica, produzido pelo laboratório Allergan. Há também outros nomes comerciais para essa substância, como Prosigne, chinês, produzido pelo laboratório Cristália, Dysport da Galderma, Botulift, e outros. 

No Brasil, o Botox teve seu uso aprovado pela Vigilância Sanitária em 1992.

Como se aplica a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é aplicada com uma seringa em alguns músculos específicos da face para relaxar sua contração e, consequentemente, impedir a formação de rugas nas expressões faciais.

Para a contração de um músculo, o que ocorre é um estímulo elétrico originado do cérebro, atravessando a medula espinhal e correndo pelos nervos até o seu ramo mais fino. A passagem da informação entre o nervo e o músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina, liberada pelo nervo.

A toxina botulínica age através do bloqueio da liberação desta substância pela terminação do nervo. Se o músculo não recebe a acetilcolina, ele não contrai. Assim, ela paralisa a musculatura, bloqueando a informação do estímulo elétrico de chegar até o músculo.

A aplicação é praticamente indolor e o início do efeito surge após 2 a 3 dias, com uma paralisação progressiva do músculo, e pico de ação e estabilização do efeito, com cerca de 15 dias. O efeito pode durar entre 4 a 6 meses, por isso precisa de manutenção regular para manter o resultado.

Lembrando que cada corpo age de uma maneira diferente e a melhor coisa é fazer uma avaliação com um profissional.

Aqui em nossa clínica temos os melhores profissionais prontos para te atender. Marque sua avaliação gratuíta (13) 3491-1117 / (13) 97421-0202

Compartilhe nas redes

Relacionados

Conheça as áreas que podem ser preenchidas com o…

Você também já se fez essa pergunta? “Mas qual…

Especialistas em estética facial, esclarecem sobre tratamento para cada…